sexta-feira, março 03, 2006
Pandora ganhou uma caixa de música
Eu já ouvi um número razoável de rádios online e já pesquisei a internet exaustivamente em busca de rádios interessantes e que não me pedissem pra instalar um monte de “programinhas”, que muitas vezes tinham spyware embutido. Acho muito legal ouvir uma rádio de verdade pela internet, ou até mesmo uma rádio que é só é transmitida pela Internet, com locutores e tudo. Algumas também funcionam com um banco de dados de músicas, tocando sem parar e com temas distintos.
Existem muitas rádios online legais como a AccuRadio e a last.fm, mas até agora a que mais me encheu os olhos foi a Pandora. O grande lance da Pandora é o sistema, que usa algoritmos que escolhem a música para o usuário, baseando-se em músicas escolhidas anteriormente. Esse sistema faz essas escolhas combinando diversos parâmetros determinados dentro do sistema, que classificam não só a banda ou artista mas também cada uma das músicas do banco de dados, é o que eles batizaram de Music Genoma Project (Projeto Genoma Musical).
Pode até não parecer mas é um sistema realmente incrível. O usuário pode dizer apenas uma banda, um artista ou até mesmo uma única música e a Pandora determina a partir daí outras bandas e músicas que se combinam com o seu gosto musical, sempre através daqueles parâmetros que compõem o Genoma Musical. Quanto mais informações o usuário fornecer mais precisa se torna a busca e mais músicas vão aparecendo, muitas delas você provavelmente nunca ouviu e nem conhece a banda ou artista. Esse é outro ponto interessante, o usuário ouve e passa a conhecer músicas que nunca ouviu antes e que combinam com o seu gosto musical. Além de tudo isso a Pandora ainda tem uma interface simples que usa Flash integrado ao banco de dados, ou Rich Media e também se encaixa às propostas da Web 2.0: interatividade, usabilidade e participação ativa do usuário na elaboração de conteúdo em primeiro lugar. É a melhor rádio online que já ouvi!
Distorcido por: Ricardo Martins às 10:33